Bartyra Soares
Contista e Poeta

ANDRÉ INVENTOR: UM HOMEM DO 3º MILÊNIO

Difícil conceituar, enquadrar no universo das palavras, alguém que com seu idealismo, capacidade inventiva e determinação extrapolam os limites do concebível e do imaginável por mentes que não sabem ou não aprenderam os mistérios da arte de voar.

Assim é André Ricardo: um inventor de imaginação por poucos alcançada, um homem que não pode ser definido apenas pelo que se vê e toca ou pelo que se deseja.

Participar de sua vida significa abrir mão de verdades preconcebidas, quebrar paradigmas. É aventurar-se por caminhos ainda não trilhados. Enfim, é compartilhar de um mundo novo, no qual sonho e realidade se bifurcam numa perfeita e absoluta simbiose.

Este é o seu universo, a sua verdade. A verdade de quem desconhece obstáculos para os vôos de sonhos que não temem pousar no coração das estrelas.

E quem vai às estrelas, como André Ricardo, sabe que qualquer momento é o instante da criação, do escancarar portas, do atingir o imponderável e, paradoxalmente, do transformar um sonho na mais tangível realidade.

É indagar como o filósofo: “Os outros vêem as coisas como são e perguntam: por quê? Eu sonho com coisas que nunca existiram e questiono: por que não?”

É este indagar-se “por que não?” que tem feito de André Ricardo um ser singular. Um homem integrado aos avanços do 3º milênio e a ele dando a sua parcela de contribuição.

Paulo Cabral de Oliveira
Ex. Diretor da ESEF UPE

ANDRÉ INVENTOR: UM HOMEM DE OUTRO MUNDO

No dia-a-dia de nossas vidas, o comum é convivermos com pessoas que vivem, única e exclusivamente, uma dimensão material da existência. Algo concreto e facilmente mensurado.

O mundo desse tipo de pessoa está relacionado ao imediato, à objetividade, ao inquestionável, ao previsível, ao poder, ao dinheiro.

Normalmente as preocupações permeiam o campo da sobrevivência material.

Nesse universo, não há lugar para o imponderável, a dúvida, o desafio, o diferente, o sonho, o aparentemente inexplicável, o idealismo.

A vida resume-se à sobrevivência, ao poder, à posse. É uma dimensão pré-moldada.

Existe, no entanto, uma outra dimensão a ser considerada e, sobretudo, vivida. Nessa dimensão, mesmo as coisas do dia-a-dia, tomam outras cores, sabores, cheiros e conotações.

Para se ter acesso a essa dimensão faz-se necessário aguçar outros sentidos, trocar a lente dos óculos da vida, observar os sinais, abrir coração e mente, dialogar com o silêncio, ouvir.

Encontrar pessoas que compreendem e vivem essa dimensão não é tarefa fácil. Felizmente existem, apesar de poucas. André Ricardo é uma delas.

Trata-se de um homem multifacetado e cotidianamente preocupado com a humanidade. De sua profunda sensibilidade brotam idéias dignas de um inventor que quer reinventar, para melhor, a vida. Suas preocupações estão sempre focadas no amor à humanidade.

André é um Semeador de Estrelas que sai todos os dias a semear. Seu compromisso é com a contemporaneidade. Sua fala, suas atitudes, suas ações o conduzem sempre nesse sentido. Seu combustível é a inventividade a serviço do bem, mesmo que isso pareça estranho para a maioria.

O que nos serve de alento é que essa maioria, como afirma o poeta:”eles são muitos, mas não sabem voar”.

Raimundo Silton
Empresário

ANDRÉ INVENTOR REALIZAR, REALIZAR…

É com satisfação que faço referências deste amigo gênio, desbravador, guerreiro, que Deus colocou em meu caminho, por acaso, no longínquo 1996 na cidade também longínqua de Hanover na Alemanha.

Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar informações a quem quer que seja, aqui vai uma que julgo valiosa.

André Ricardo, não pautou sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro.

Ama o seu ofício com todo o coração. É persistente em fazer o melhor. É a pessoa mais fascinada que conheço pelo realizar, descobriu desde cedo que os que só pensam em dinheiro, geralmente, não o ganham. Porque são incapazes de sonhar e tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário.

Digo apenas que pensar em realizar, tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

E André Ricardo tem como propósito Realizar, Realizar, Realizar.

Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução.

Que é mais do que sexo ou dinheiro.

Fomos criados para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

Conheço o André Ricardo no trabalho, com ele aprendi que trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, constrói prodígios.

Fiz esta adaptação de um texto de NIZAN GUANAES, para tentar radiografar a personalidade deste grande amigo André Ricardo.

Humberto Costa
Senador

ANDRÉ INVENTOR

Conheci André Inventor em 2001, quando eu era o secretário de Saúde do Recife, e ele me procurou para apresentar um projeto de instalação de academias em locais públicos da cidade. Acolhi a idéia com imediato entusiasmo.

No ano seguinte implantamos no Recife o Programa Academia da Cidade, visando promover qualidade de vida, com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável.

Atualmente o programa está presente em diversos bairros, sendo uma das ações mais bem avaliadas pelos recifenses.

 

Considerada referência no Brasil, a iniciativa recebeu premiação do Ministério da Saúde, em 2004, como uma ação exitosa, e da Fundación Cuidad Humana, da Colômbia, em 2005, como o melhor programa de atividade física das Américas. Em 2006, o Programa ficou em segundo lugar nas demandas do Orçamento Participativo do Recife e, em recente pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, verificou-se que o percentual de aprovação do programa entre os seus usuários é superior a 80%.

Agora, na Secretaria das Cidades de Pernambuco, estamos implantando o programa nos municípios do interior do Estado.

 

Agradeço a André Ricardo a confiança em compartilhar conosco suas idéias inovadoras.